sexta-feira, 21 de novembro de 2008

topten.pt


O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que tem como objectivo dar a conhecer os melhores equipamentos de consumo energético. Esta escolha é baseada na sua eficiência energética, sendo ainda considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde e no ambiente.

Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas e informar sobre o que cada um pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

Entre as listas é possível escolher desde as melhores lâmpadas, aos melhores carros, passando pelos melhores monitores e impressoras.

Em baixo está um vídeo da Tv Energia cuja primeira parte é inteiramente dedicada à divulgação deste site, através de uma entrevista com João Farinha da Quercus. É muito importante que tenhamos em conta a eficiência energética na hora de comprar um electrodoméstico para as nossas casas.



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

TV ENERGIA


A "TV ENERGIA" é o endereço da primeira WEB-TV portuguesa exclusivamente dedicada à promoção da utilização sustentável da energia em Portugal.

A grelha da "TV ENERGIA" apresenta três programas principais para quem deseja saber mais sobre sustentabilidade energética e alterações climáticas:

- iNOVA ENERGIA - um magazine de informação que inclui notícias, reportagens, entrevistas, boas práticas de utilização racional de energia, agenda e destaques sobre energia;

- CINEMA AO AR LIVRE - o espaço de documentários e curtas-metragens sobre energia e ambiente com tradução em português;

- EVENTOS ENERGIA - cobertura de conferências e eventos sobre sustentabilidade energética.

O público-alvo deste canal de Televisão são todos os utilizadores finais de energia eléctrica, sejam consumidores domésticos ou empresariais.

Esta medida é promovida pelo IDMEC - pólo Instituto Superior Técnico, sendo desenvolvida em parceria com a TOOLS TO CHANGE, Terrasystemics e a IrRADIARE.

A "TV ENERGIA" é uma medida apoiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia eléctrica da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Home Energy


A Home Energy é uma empresa do grupo Martifer que tem como principal objectivo avaliar o desempenho energético da sua casa e sugerir-lhe soluções para tornar a sua habitação mais confortável, eficiente e económica.

Recentemente, foi possível visitar, no Salão Imobiliário, da FIL (Feira Internacional de Lisboa), um protótipo de uma casa sustentável, onde, por mês, era possível poupar cerca de 600€.Estas soluções energéticas assumem um papel cada vez mais fundamental na nossa sociedade.

É importante que estas empresas procurem soluções e que as tornem rentáveis, não só em termos energéticos como também em termos financeiros.

O que é uma Sociedade Sustentável?

O conceito de sustentabilidade transformou-se num elemento chave no movimento global, crucial para encontrar soluções viáveis para resolver os maiores problemas do mundo. Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, elaborou uma definição clara: "Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas".

Logo, para alterarmos o destino a que o presente parece ter, temos de reagir e praticar acções contrárias às do presente da sociedade, rapidamente!
  • A sustentabilidade global requer uma drástica diminuição do crescimento mundial.
  • As economias sustentáveis não serão movidas por combustíveis fósseis, mas sim por energia solar e suas muitas formas diretas e indiretas: luz solar para aquecimento e eletricidade fotovoltaica, energia eólica, hídrica...
  • O transporte numa sociedade sustentável será muito menos esbanjador e poluente do que hoje.
  • Haverá menos automóveis particulares. As bicicletas serão um veículo importante no sistema de transporte sustentável (hoje em dia, já há no mundo duas vezes mais bicicletas do que automóveis).
  • Nas indústrias sustentáveis, a reciclagem será a principal fonte de matéria prima.
  • O desejável seria uma mentalidade baseada na ética da reciclagem.

Acreditamos que o ideal da sustentabilidade é uma preciosa meta, estimulante para os seres humanos, cansados de uma época esbanjadora e destrutiva.

Bem-vindo ao Sociedade Sustentável


Seja muito bem-vindo ao blog "Sociedade Sustentável".


Criámos este blog no âmbito da discipilina "Área de Projecto" com o objectivo de informar a sociedade sobre as potencialidades dos recursos renováveis. A médio, ou mesmo a curto prazo, podem susbtituir os recursos fósseis tradicionais que, devido à utilização exaustiva, se tornaram uma das principais causas da destruição ambiental da actualidade.


Aceitamos e agradecemos toda e qualquer opinião ou sugestão construtiva para melhorar este blog.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Introdução

Criamos este blogue no âmbito da discipilina de Área de Projecto, com o objectivo principal de informar a sociedade para a utilidade que podemos dar aos recursos renováveis, podendo mesmo substituir os recursos não-renováveis que são uma das maiores causas da destruição ambiental que verificamos na actualidade.