terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que é uma Sociedade Sustentável?

O conceito de sustentabilidade transformou-se num elemento chave no movimento global, crucial para encontrar soluções viáveis para resolver os maiores problemas do mundo. Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, elaborou uma definição clara: "Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas".

Logo, para alterarmos o destino a que o presente parece ter, temos de reagir e praticar acções contrárias às do presente da sociedade, rapidamente!
  • A sustentabilidade global requer uma drástica diminuição do crescimento mundial.
  • As economias sustentáveis não serão movidas por combustíveis fósseis, mas sim por energia solar e suas muitas formas diretas e indiretas: luz solar para aquecimento e eletricidade fotovoltaica, energia eólica, hídrica...
  • O transporte numa sociedade sustentável será muito menos esbanjador e poluente do que hoje.
  • Haverá menos automóveis particulares. As bicicletas serão um veículo importante no sistema de transporte sustentável (hoje em dia, já há no mundo duas vezes mais bicicletas do que automóveis).
  • Nas indústrias sustentáveis, a reciclagem será a principal fonte de matéria prima.
  • O desejável seria uma mentalidade baseada na ética da reciclagem.

Acreditamos que o ideal da sustentabilidade é uma preciosa meta, estimulante para os seres humanos, cansados de uma época esbanjadora e destrutiva.