quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Energia Eólica

- Energia Eólica

A energia eólica é uma fonte de energia renovável que torna possível a obtenção de energia utilizável a partir da energia cinética do vento. A energia cinética do vento depois de ser transformada em energia mecânica, através de aerogeradores, é convertida em energia eléctrica. Actualmente são criados parques eólicos em locais ventosos com a finalidade de produzir energia eléctrica. A utilização de turbinas eólicas pode ser feita, tanto em conexão com redes eléctricas, como em lugares isolados. Este tipo de energia tem, como tudo, as suas vantagens e desvantagens como podemos observar na (tabela1).

Tabela 1- principais vantagens e desvantagens da energia eólica.



A origem desta energia está no sol, que por não aquecer a Terra de forma uniforme, dá origem a núcleos de altas e baixas pressões, e o vento é a consequência desta diferença entre pressões.



Imagem 1-Parque eólico de Fonte da Mesa (Lamego).




Na Dinamarca 23% da energia eléctrica é produzida a partir da energia eólica, e cerca de 8% em Portugal. No nosso país actualmente existem quase 200 parques eólicos espalhados pelo continente e ilhas. A (tabela2) e a (tabela 3) ajudam-nos a perceber melhor a situação do nosso país que tem vindo melhorar. Portugal foi o país que mais cresceu em termos relativos na Europa em 2005 e 2006 no que diz respeito à energia eólica.

Tabela 2- parques eólicos em Portugal






Imagem 2- localização e potência de alguns parques eólicos de Portugal continental.









Gráfico 1- capacidade de energia eólica instalada na Europa em 2006.









Actualmente já se estão a produzir turbinas que podem ser utilizadas nas cidades, não constituindo qualquer perigo para as populações, com ruído praticamente nulo, dimensões muito menores, funcionamento com todas as direcções e intensidade de vento. Esta novidade tem ainda baixos rendimentos energéticos, estando ainda em fase de aperfeiçoamento. No filme abaixo podemos comprovar exactamente o que foi dito anteriormente.










2 mil milhões de euros em Energia Eólica