terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Crise e meteorologia de mãos dadas em 2008

O ano passado foi um ano positivo. Poucos fogos florestais, maior utilização dos transportes públicos, a crise económica, aumento da produção de energia eléctrica através de energias renováveis.

Até Setembro de 2008 a área ardida atingiu o valor mais baixo dos últimos 37 anos, de acordo com os dados da Autoridade Florestal Nacional.


A crise económica que se prolonga até hoje contribuiu para o facto das pessoas passarem a utilizar mais os transportes públicos, e a deixarem mais vezes o carro em casa. A subida dos preços dos combustíveis levou a um aumento de quase dois milhões de passageiros no primeiro semestre do ano passado, no metro do Porto.


Segundo a REN (rede eléctrica nacional) até finais de Setembro do ano passado a produção de electricidade pelos parques eólicos subiu 31% em relação a 2007.


Todos estes factores contribuíram para redução das emissões dos gases de efeito de estufa, tornando-se assim mais fácil de cumprir o Protocolo de Quioto que obriga o país a controlar as suas emissões até 2012.




Fonte: jornal "SEXTA", 10 de Outubro de 2008; artigo: "Crise e meteorologia ajudam ambiente em 2008"