terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ideias para poupar IV


Mobilidade

1) Se nos trajectos diários viaja de automóvel sozinho, pondere a alternativa dos transportes públicos, que emitem menos 50 por cento de dióxido de carbono por quilómetro/passageiro ou pense em partilhar o carro.

2) Escolha um veículo a gasóleo: consome menos do que um a gasolina; apesar de mais eficiente e rentável, o gasóleo é mais poluente, por isso equipe o veículo com um filtro de partículas.

3) Pondere adquirir um veiculo híbrido, alimentado a gasolina e por uma bateria eléctrica que se recarrega com a energia cinética em travagens ou descidas: poderá poupar 20 a 30 por cento no combustível.

4) Poupe combustível com uma condução ecológica: evite mudanças bruscas de velocidade, não transporte pesos desnecessários, circular com a pressão correcta nos pneus, use o ar condicionado só quando não pode evitar.

5) Utilize a bicicleta nas pequenas deslocações e, se possível, nos trajectos diários casa/trabalho; se adquirir uma bicicleta desmontável pode transportá-la no comboio, metro ou autocarro.


QUERCUS